Você está aqui
Ínicio > Emprego > Como Fazer um Currículo

Como Fazer um Currículo

como-fazer-um-curriculo-vitae

Um currículo vitae para ser bem feito leva o seu tempo e é por isso que vamos ensinar como fazer um currículo.

Mas essa pode ser a vantagem competitiva, que fará a diferença entre ser chamado para uma entrevista de emprego ou não.

Como fazer um currículo e qual a sua importância

É importante investir tempo na criação de um currículo, pois é algo que vai dar retorno.

Deve sempre que possível incluir trabalhos universitários ou voluntários desde que acrescentem valor à sua formação, isto é, que ajudaram a desenvolver habilidades como trabalho em equipa, visão estratégica, capacidade analítica, por exemplo.

Como definir a estrutura do currículo

Atualmente é bastante tentador fazer um currículo com um design diferente, mas tem que ter sempre a consciência se o formato do seu currículo corresponde ao tipo de oferta que está a concorrer.

O estilo mais básico e mais utilizado ainda é papel branco, com margens fixas, fontes tradicionais, na cor preta e num tamanho legível.

De modo a facilitar a leitura do empregador, use um espaçamento entre linhas consistente com alguns itálicos, sublinhados, e negritos para destaque. No final exporte o documento para o formato PDF, para não perder a formatação escolhida.

Mencione o objetivo

Descreva seu objetivo muito resumidamente em uma ou duas frases, logo após os contactos pessoais. Deve refletir o seu know how e deverá ser adaptado de acordo com a candidatura. Deve demonstrar a mais valia da sua experiência para cumprimento das necessidades da vaga.

Foco na experiência

A colocação da informação relativa à sua experiência, deve ser apresentada por ordem cronológica inversa, ou seja, da função atual ou mais recente até à mais antiga. Se estiver na mesma função há vários anos, coloque mais informação para que demonstre a sua evolução na empresa.

É importante descrever as suas conquistas bem como as suas responsabilidades. Neste momento a maioria das candidaturas e pesquisas por parte dos recrutadores são efetuadas online, por isso é importante ter um currículo alinhado com as palavras-chave da tipologia de funções ou profissão.

Que formações colocar no currículo

Deve sempre mencionar todas as informações educacionais, diplomas, escolas, universidades, cursos acadêmicos, especializações e intercâmbios.

Seja sucinto e inclua de forma simples apenas o nome da instituição, tipo de diploma, curso, cidade e o respectivo ano de conclusão.

Colocar sempre referências

Termine o seu currículo com a lista de três referências, com nome, função, telefone e e-mail de cada uma.

Saiba como demonstrar inteligência artificial numa entrevista, no Finanças Simples.

Esperamos ter ajudado! Boa sorte.

Coloca Like e Segue-nos:

One thought on “Como Fazer um Currículo

Deixe uma resposta

Top