Você está aqui
Ínicio > Finanças > Como Poupar no Seguro de Vida do Crédito Habitação

Como Poupar no Seguro de Vida do Crédito Habitação

seguro-vida-do-credito-habitação

É abismal, mas a verdade é que milhares de portugueses não fazem ideia do tipo de seguro de vida associado ao Crédito à Habitação que têm contratado no seu banco. Se é um deles, não se preocupe pois este artigo é para si!

O que é o seguro vida crédito habitação?

Quem paga uma casa ao banco está mais familiarizado com o tema, mas de qualquer das formas vamos explicar. Um Seguro de Vida Crédito Habitação basicamente é um contrato realizado entre uma companhia de seguros e um tomador do seguro, em que o tomador do seguro passa para a companhia de seguros a responsabilidade da liquidação do montante em dívida à data do sinistro e assim sendo vê assim garantida a sua segurança financeira.

O seguro de vida crédito habitação é obrigatório?

Não, não é obrigatório, mas acontece que os bancos impõem a contratação de um seguro de vida para conceder o crédito. Portanto, apesar de não ser obrigatório é uma necessidade para exista uma bonificação no spread. O que os bancos fazem é baixar o spread, mas depois ganham mais dinheiro porque consegue ir buscar um adicional à prestação com o seguro de vida.

Qual o decreto lei que mudou as regras do seguro vida crédito habitação

Devido à necessidade de definir regras mínimas de funcionamento deste tipo de contratos, o Decreto-Lei n.º 222/2009 foi elaborado para proteger os direitos dos consumidores e permitir que o cliente escolha a seguradora que mais favorável.

Outras das novidades deste decreto de lei foi a possibilidade de consumidor transferir o seguro de vida do crédito habitação durante a vigência do contrato, ou seja, a escolha da nova seguradora pode ocorrer durante o processo de financiamento do crédito habitação.

Como é calculado o prémio do seguro vida crédito habitação?

Todos nós fazemos contas para que as poupanças aumentem no final do mês, e portanto perceber como é calculado o valor do seguro, pode ajudar. O que sabemos é que não é muito claro e varia de seguradora para seguradora, mas geralmente existem factores que definem qual o valor a pagar pelo seu seguro de vida do crédito habitação:

  • Valor do capital em dívida
  • Idade dos segurados
  • Saúde
  • Profissão

Sabia que pode poupar até 60% por ano no Seguro de Vida do seu Crédito Habitação?

seguro vida crédito habitação

Para conhecer qual o Seguro de Vida que melhor se adequada às suas necessidades, existem mediadores que tem acesso a canais privilegiados das principais seguradoras portuguesas, e negociam com elas as melhores condições possíveis de forma a conseguirem os seguros com as melhores condições do momento.

Assim consegue evitar burocracias, baixar custos processuais, e obviamente obter as melhores condições de mercado.

Pode fazer um pedido de simulação gratuita aqui!

Faça as suas contas e aumente a sua poupança mensal.

Coloca Like e Segue-nos:
Top