Você está aqui
Ínicio > Dicas Caseiras > Como Tirar Manchas da Roupa Branca

Como Tirar Manchas da Roupa Branca

omo-tirar-manchas-da-roupa-branca

Para além dos acidentes do dia a dia, as roupas brancas também tendem a ficar amareladas e encardidas com o tempo. A boa notícia é que existem maneiras eficientes de tirar manchas da roupa branca de modo a que pareçam novas outra vez!

Preparamos algumas dicas que vão ajudar a tirar manchas da roupa branca e fazer renascer as roupas que já tinha vergonha de usar.

 

1. Limpe bem as manchas da roupa branca e o mais depressa possível

O ideal é lavar a sua roupa de imediato, evitando assim que as manchas da roupa branca sequem e permaneçam em contato com o tecido durante muito tempo, pois quanto maior for o tempo de permanência da mancha na roupa branca, mais difícil se tornará eliminar a marca indesejada.

 

2. Separe sempre as roupas brancas das restantes peças

Regra básica nas lavagens de roupa, lembre-se de separar sempre as peças brancas das restantes.

Normalmente as roupas coloridas soltam sempre um pouco de tinta e podem manchar definitivamente as peças brancas.

 

3. Respeite o tipo de tecido que está lavar

Para tirar manchas de roupa branca é importante respeitar o material, pois para cada tipo de peça temos cuidados diferentes. As peças mais delicadas vem ser lavadas à mão ou então na máquina de lavar, mas num programa mais suave. Roupa com apliques e bordados, evite esfregar com força ou torcer, para não correr o risco de estragar. Leia sempre as instruções que estão nas etiquetas, antes de começar a lavagem.

 

4. Remova a sujidade maior

Remova sempre a maior parte da sujidade, pois aumenta a probabilidade da remoção completa da nódoa. Pode também deixar a peça de molho numa bacia com sabão diluído em água, para que absorva essa mistura.

 

5. Para cada tipo de mancha na roupa branca utilize uma tática diferente

Manchas de vinho

Para acabar com manchas de vinho deve deixar de molho as peças de roupa durante 6 horas e depois lavar normalmente. Seque à sombra.

Manchas de caneta

São das manchas mais difíceis de tirar, e neste caso a melhor estratégia é aplicar um pouco de detergente sobre a mancha e deixar actuar até que a tinta desapareça. De seguida lave com o sabão normal.

Manchas de graxa

Para remover estes tipos de manchas, use um produto com ação branqueadora.

Manchas de café

Esta é mancha mais comum, mas também é uma das mais fáceis de eliminar. Para isso basta que faça uma pré-lavagem, usar um tira-manchas e depois do período de molho, lavar normalmente.

Manchas de suor

Estas manchas costumam ser bem amarelas e a melhor solução é lavar as peças com água morna e sabão. Aposte também num removedor com ação clareadora, caso tenha dificuldade em retirar as manchas.

Manchas de molho

Quando um molho salpicar para a sua roupa, a primeira coisa a fazer é pegar num guardanapo para retirar o excesso. Se possível, lave logo a peça.

Manchas de batom

Para eliminar este tipo de manchas utilize um detergente neutro, sabonete ou sabão de coco na pré-lavagem. Depois disso, faça a lavagem normal, com um sabão líquido da sua preferência.

 

Coloca Like e Segue-nos:
Top